AUTOCUIDADO - APRENDENDA A PRATICAR!
VAMOS PRATICAR O AUTOCUIDADO?
A princípio, como o próprio nome já diz, autocuidado é cuidar de si mesmo. No entanto, devido a diversos motivos, não é sempre que conseguimos e por isso eu sugiro – aprenda a praticar o autocuidado. Para isso, podemos desenvolver algumas ações até que virem hábitos e naturalmente favoreçam a manutenção de nossa saúde e bem-estar. Assim, conseguiremos compreender alguns aspectos que vão proporcionar maior qualidade de vida e autoconhecimento, nos campos físico, mental e espiritual.
Para tanto, através da auto-observação podemos investigar quais demandas, associadas com a rotina diária, são prioritárias diante nossas reais necessidades. Dessa forma, podemos iniciar algumas pequenas práticas e obter grandes resultados em curto, médio e longo prazo.
Assim como na busca pela autoconsciência, o autocuidado exige o exercício de estar presente no exato momento da prática. Isto é, não deixar a mente divagar entre pensamentos sobre o passado ou qualquer outra coisa relacionada ao futuro. Visto que, quando a mente divaga no passado demonstramos também algumas formas de apego, quando no futuro, pode provocar precipitações. Agindo assim, conseguimos potencializar nossas energias no momento presente, aumentando as chances de sucesso em cada atividade de autocuidado. Isso também afia a nossa autoestima e nos deixa menos suscetíveis a angústia e ansiedade.
COMO PRATICAR
Antes de qualquer coisa, praticar o autocuidado não significa se isolar numa montanha, tirar longos períodos sabáticos ou ser antissocial. Pelo contrário, até mesmo os pequenos cuidados são significativos para obtenção de grandes resultados. É sempre bom reservar um tempo para meditar, orar, rezar ou até mesmo entoar mantras, se for seu objetivo. Para isso, entre 10 e 30 minutos diários, são mais que suficientes para iniciar suas práticas de autocuidado.
Todavia, que tal começar suavemente? Sim, ao assumir a autorresponsabilidade diante nossa vida, acredito que criamos bastante força para iniciarmos a prática de autocuidado. Isso vai nos ajudar até que consigamos nos adaptar às práticas mais intensas, que demandam maior tempo, concentração ou dinheiro.
Como sugestão, recomendo a excelsa incumbência de policiar as palavras proferidas diariamente aos familiares, amigos, colegas de trabalhos, nas ruas, no comércio, enfim, por onde você andar, e pensar sobre o tipo de vibração negativa ou positiva, expressada pelo ego, que essas palavras possam ter.
Com isso, ao identificar as palavras negativas, devemos imediatamente substituí-las por palavras positivas que vibrem de modo harmonioso. Dessa forma, cuidamos da nossa saúde e equilíbrio mental ao mesmo tempo em que mudamos hábitos negativos. Essa atitude parece simples, mas com certeza trará grandes resultados em nossa jornada de busca pelo autocuidado.
DICAS IMPORTANTES DE AUTOCUIDADO
Procure reduzir ou eliminar, as atividades e hábitos tóxicos que possam fazer parte da sua rotina. Isso também inclui qualquer tipo de autossabotagem, como: passar horas nas redes sociais, jogos de azar, beber e fumar excessivamente, alimentação baseada em fastfood, industrializados e outras práticas que comprometam sua qualidade de vida.
Pode parecer pretencioso e até mesmo utópico para algumas pessoas que não dispõe de tempo ou tenha rotina mais frenética. Mesmo assim, veja algumas dicas importantes que você pode incluir em sua vida, se ainda não fizer parte dela.
- Procure ter boas noites de sono;
- Tenha uma alimentação balanceada;
- Mantenha a higiene pessoal em dias;
- Medite;
- Leia bons livros;
- Pratique exercícios físicos;
- Faça checkups periodicamente com seu médico de confiança;
- Procure manter boas relações sociais e familiares;
- Assista peças teatrais sempre que possível;
- Escute música de boa qualidade.
Neste artigo, você aprendeu sobre o conceito de autocuidado, como incluí-lo em sua rotina e 10 dicas valiosas sobre praticá-lo. Agora, através da auto-observação, anote suas principais demandas, reserve tempo para reflexão, elimine seus hábitos tóxicos e substitua-os prontamente.
Contudo, se você quiser dividir mais alguma outra dica, sugestão ou tiver qualquer dúvida sobre autocuidado, deixe seu comentário abaixo.
Ops!, antes que eu me esqueça, nos ajude a semear bons assuntos compartilhando esse artigo com seus estimados. Gratidão e até a próxima leitura!