Autossabotagem

AUTOSSABOTAGEM – UM CICLO DE FRACASSO

O QUE É AUTOSSABOTAGEM?

A princípio, autossabotagem é quando o indivíduo cria obstáculos e/ou justificativas para não efetivar pequenas, médias ou grandes tarefas. Evidentemente, se essas tarefas não forem realizadas, independente se estava num bom direcionamento ou não, você acaba fracassando na finalidade.

Subestimar suas próprias capacidades por insegurança, produz pensamentos desestimulantes que influenciam diretamente na autoestima e gera pensamentos/ comportamentos autodestrutivos. Muitas vezes, esses pensamentos e comportamentos tem origem em traumas de infância permanecendo na adolescência, fase adulta e terceira idade. Consequentemente, se não forem tratados, perduram pela vida inteira sem ao menos serem percebidos por nós mesmos.

Entretanto, mesmo que não saibamos o que significa autocuidado, podemos nos questionar – porquê eu mesmo me prejudicaria? Sim, a incoerência é um ponto marcante da autossabotagem. Apesar de acontecer também conscientemente, na maioria das vezes, o autossabotador faz de maneira inconsciente e sob influência do ego. Isso acontece porque ao se repetir comportamentos idênticos, por várias vezes, eles acabam se instalando em nosso subconsciente.  Dessa forma, faz com que nossa mente “não tão consciente” não reconheça esse processo de forma real.

COMO NOS AUTOSSABOTAMOS

Pense comigo: Se o nosso foco for emagrecer, porque demonstramos tanto apego a comida, comemos tanto ou enchemos nossa geladeira de alimentos. Provavelmente, com a dispensa cheia de alimento que dificultam o nosso emagrecimento, em algum momento iremos nos autossabotar, não acha?

Podemos justificar de várias formas explicando que temos problemas crônicos, hereditários, má condição física criar qualquer outro obstáculo. Seja por problema financeiro, familiar, cultural ou qualquer outro, geralmente criamos um ciclo de autossabotagem mediante padrões mentais (mindset). Esses padrões são reforçados e repetidos por nós mesmos sempre que temos a oportunidade de mudá-los. Infelizmente, nos subjugamos por causas desses hábitos que de certa forma, nos aprisiona por não termos autoconsciência, assim, nos autoboicotamos.

COMO INTERROMPER O CICLO DA AUTOSSABOTAGEM?

Antes de qualquer coisa, se não conseguimos identificar, mas sabemos que existe algo de errado, é sempre importante buscar ajuda. Pode ser através de tratamento psicoterapêutico ou de algum profissional da área de saúde mental/ emocional que possa nos auxiliar. Por outro lado, se o seu foco for trabalhar sozinho a autossabotagem, assim como o autoconhecimento, preste atenção na dica.

O primeiro passo é registrar em uma folha de papel qual o objetivo que você gostaria de realizar sem autossabotagem. Depois, nessa mesa folha, escreva porque (qual a sua justificativa) você não consegue realizar esse objetivo. Em seguida, transcreva a frase: “Eu consigo …..(escreva seu objetivo)…..mas deixo o processo mais difícil quando…..(coloque aqui a sua justificativa/autossabotagem)…..”. Enfim, analise os hábitos gerados pelos comportamentos repetitivos que fazem você procrastinar ou desistir desses objetivos e procure trabalha-los também.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ainda assim, deixar a insegurança para trás, enfrentar o medo e assumir a autorresponsabilidade na vida, é o grande desafio. A falta de maturidade, por não se dispor a enfrentar obstáculos da vida, gera uma condição aprisionadora em nossa jornada.

Neste artigo, você aprendeu sobre o conceito, como acontece e como interromper o ciclo da autossabotagem. Agora, por meio de muita pratica, não deixe que seus objetivos sejam prejudicados e tenham mais autoconfiança. Afinal de contas, todos somos capazes de realizar nossos sonhos, apesar de que nem todos realizam.

Contudo, se você quiser dividir alguma ideia, sugestão ou tiver dúvidas sobre autossabotagem, deixe seu comentário abaixo.

Ops!,  antes que eu me esqueça, nos ajude a semear bons assuntos compartilhando esse artigo com seus estimados. Gratidão e até a próxima leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *